Minecraft nas aulas de Ciências
Naturais
Trazer
o Minecraft para a minha sala de aula, foi uma aventura, para qual confesso que
estava algo apreensiva e temerosa. No entanto, a iniciativa revelou-se uma
surpresa muito agradável. Descobri um ecossistema de aprendizagem muito
inclusivo! E todos os receios foram debelados com o entusiasmo manifestado
pelos alunos desde a primeira hora. Depois de vivenciar esse entusiasmo era
impossível retroceder…
Estas
aulas foram momentos felizes de verdadeiro trabalho colaborativo entre todos.
Aprendi muito com os meus alunos (estreitando laços) e surpreendi-me imenso com
as aptidões digitais de muitos deles…
O
recurso a esta ferramenta, permitiu a aquisição de aprendizagens essenciais da
disciplina, mas foi muito mais além, ao ser altamente profícuo no
desenvolvimento de inúmeras competências previstas no PASEO.
O
sucesso desta aventura deve-se em grande parte à grande paciência e
disponibilidade da nossa Mentora, Ana Rita Pimentel. A ela o nosso muito obrigada.
Rita
Meireles
“Achei
um trabalho de projeto muito interessante, criativo e inovador. Consegui
aprender diversas coisas sobre o sangue e seus constituintes de uma forma quase
inconsciente e dinâmica. Esta forma prática e não tão teórica de aprender, na
minha opinião, cativou os alunos.”
Inês Cardoso, 9.º A
“Gostei muito da execução do trabalho de projeto
usando o Minecraft. Nunca tinha jogado Minecraft antes e adorei a experiência!
Para além de ser uma atividade superdivertida, pudemos explorar e aprender
muitas coisas sobre o sangue.”
Juliana Pereira,
9.º A
“Eu achei esta atividade muito
enriquecedora. Penso que trouxe novas dinâmicas para a sala de aula, o que nos
permitiu uma aprendizagem mais interativa. Também acho que nos permitiu comunicar
melhor em grupo. Gostei muito da atividade.”
Margarida
Guedes, 9.º A
“Na minha opinião
as aulas de Minecraft foram produtivas e engraçadas de se fazer, pois é
diferente do que estamos habituados… É sempre bom variar um pouco…”
Diogo Miranda, 8.º B
“O meu tema foi a competição
intraespecífica e o amensalismo. A atividade foi interessante, gostei muito e
gostava de repetir. Adorei a
experiência, gostei de ter aprendido mais sobre o Minecraft. Gostaria de
continuar com o projeto.E obrigada por termos tido a oportunidade de ter esta
experiência.”
Sancha, 8.º A
“Eu gostei bastante das aulas de Minecraft, aprendi algumas coisas sobre
o jogo, diverti-me bastante.”
Matilde Macedo, 8.º A
“Achei esta forma de ensino divertida e muito mais interessante do que a
forma tradicional. Gostava de repetir com outras disciplinas e testar mais
funções do Minecraft.”
Francisca Cabral, 8.º A
“Gostei muito da atividade do jogo Minecraft, queria fazer de novo e era
muito interessante.”
Beatriz Silva, 8.º A
“Gostei bastante. Foi divertido aprender relações bióticas de forma
lúdica.”
José Borges, 8.ºB
Sem comentários:
Enviar um comentário