3 de julho de 2021

Trazer o Minecraft para a minha sala de aula - Rita Meireles

 

Minecraft nas aulas de Ciências Naturais

 



Trazer o Minecraft para a minha sala de aula, foi uma aventura, para qual confesso que estava algo apreensiva e temerosa. No entanto, a iniciativa revelou-se uma surpresa muito agradável. Descobri um ecossistema de aprendizagem muito inclusivo! E todos os receios foram debelados com o entusiasmo manifestado pelos alunos desde a primeira hora. Depois de vivenciar esse entusiasmo era impossível retroceder…

Estas aulas foram momentos felizes de verdadeiro trabalho colaborativo entre todos. Aprendi muito com os meus alunos (estreitando laços) e surpreendi-me imenso com as aptidões digitais de muitos deles…

O recurso a esta ferramenta, permitiu a aquisição de aprendizagens essenciais da disciplina, mas foi muito mais além, ao ser altamente profícuo no desenvolvimento de inúmeras competências previstas no PASEO.

O sucesso desta aventura deve-se em grande parte à grande paciência e disponibilidade da nossa Mentora, Ana Rita Pimentel. A ela o nosso muito obrigada.

Rita Meireles

 



 

Achei um trabalho de projeto muito interessante, criativo e inovador. Consegui aprender diversas coisas sobre o sangue e seus constituintes de uma forma quase inconsciente e dinâmica. Esta forma prática e não tão teórica de aprender, na minha opinião, cativou os alunos.”

Inês Cardoso, 9.º A

“Gostei muito da execução do trabalho de projeto usando o Minecraft. Nunca tinha jogado Minecraft antes e adorei a experiência! Para além de ser uma atividade superdivertida, pudemos explorar e aprender muitas coisas sobre o sangue.”

Juliana Pereira, 9.º A

 

“Eu achei esta atividade muito enriquecedora. Penso que trouxe novas dinâmicas para a sala de aula, o que nos permitiu uma aprendizagem mais interativa. Também acho que nos permitiu comunicar melhor em grupo. Gostei muito da atividade.”

Margarida Guedes, 9.º A

“Na minha opinião as aulas de Minecraft foram produtivas e engraçadas de se fazer, pois é diferente do que estamos habituados… É sempre bom variar um pouco…”

Diogo Miranda, 8.º B

“O meu tema foi a competição intraespecífica e o amensalismo. A atividade foi interessante, gostei muito e gostava de repetir.  Adorei a experiência, gostei de ter aprendido mais sobre o Minecraft. Gostaria de continuar com o projeto.E obrigada por termos tido a oportunidade de ter esta experiência.”

Sancha, 8.º A

“Eu gostei bastante das aulas de Minecraft, aprendi algumas coisas sobre o jogo, diverti-me bastante.”

Matilde Macedo, 8.º A

“Achei esta forma de ensino divertida e muito mais interessante do que a forma tradicional. Gostava de repetir com outras disciplinas e testar mais funções do Minecraft.”

Francisca Cabral, 8.º A

 

“Gostei muito da atividade do jogo Minecraft, queria fazer de novo e era muito interessante.”

Beatriz Silva, 8.º A

 

“Gostei bastante. Foi divertido aprender relações bióticas de forma lúdica.”

José Borges, 8.ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário