"RASCUNHO/DOURINHA"

Caros visitantes deste blogue,

nesta página serão publicados alguns dos artigos editados nas várias edições do boletim informativo da Biblioteca Escolar de Mesão Frio intitulado "DOURINHA", bem como no jornal do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio intitulado "RASCUNHO", ambos com publicação trimestral.

A Equipa da Biblioteca Escolar de Mesão Frio.


_____________________________________________________________
Volume II - Edição I

Receção aos alunos – 2011/2012

Mais uma vez, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio (BE do AEMF) tira um dos seus trunfos da manga e eis que proporciona para os seus alunos e respetivos pais, novas atividades de enriquecimento cultural.
Neste caso, referimo-nos à Receção dos alunos que ingressaram no 5º e 6º anos, neste ano letivo, e de todos os alunos do Centro Escolar.
Na manhã do dia 14 de setembro do corrente ano, a Equipa da BE do AEMF apresentou uma Peça de Teatro intitulada “Encontro Marcado na Biblioteca Escolar”, peça que, fundamentalmente, explicava a organização da Bibliotecas Escolares segundo o modelo CDU (Classificação Decimal Universal). A Peça de Teatro era constituída por um simples diálogo entre duas figuras bem emblemáticas da Língua Portuguesa: a poetisa Florbela Espanca e o poeta Luís de Camões. Foi escrita pelo aluno monitor Alfredo Esteves.
Posteriormente a esta dramatização, deu-se ainda a realização de atividades que envolveram literatura mais recente: a leitura de uma história em formato e-book intitulada “O Mistério da Rainha Roxa” de Evandro e Márcia Morgado.
Na mesma altura, no novíssimo Centro Escolar, as professoras Ana Raimundo e Isabel Salgueiro contavam a história “No Reino dos mandriões” da autoria de Luísa Ducla Soares, aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo. Para que os alunos sentissem que “mandriar” é contrário aos interesses da escola, as duas professoras conversaram com os alunos e aconselharam-lhes estudo e empenho falando de um “reino” em que as crianças brincavam “aos trabalhadores”.
Assim se viveu o primeiro dia de aulas com grande azáfama, contentamento e muita magia que “saíu” das histórias e arrebatou a atenção de alunos e pais.



___________________________________________________________

Formação PORDATA

Por mais um ano consecutivo, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio apostou na formação de alunos e professores na utilização, no âmbito do currículo, da Base de Dados “PORDATA”, a qual contém dados estatísticos referentes quer a Portugal, quer à Europa. A referida formação decorreu no passado dia 10 de Novembro do corrente ano, na Biblioteca da Escola Dr. João de Araújo Correia, no Peso da Régua, onde estiveram presentes alunos de todas as turmas do Ensino Secundário da Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade e também docentes Ana Raimundo, Isabel Brites, Susana Vicente e Isabel Ramos, professora bibliotecária.
Toda a sessão de formação foi proferida por um técnico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Bernardo Gaivão; a fundação é responsável pela administração de todos os dados contidos na referida base.
No decorrer do 2º Período, os alunos formados, em estreita colaboração com os professores que também receberam formação irão replicar a formação recebida em cada uma das turmas do ensino secundário, formalizando uma ou várias sessões de esclarecimento acerca deste assunto junto dos alunos da turma a que pertencem. O objetivo posterior será a realização de trabalhos escolares cuja pesquisa incidirá sobre os dados contidos nesta base de dados. Um dos trabalhos produzidos será sujeito a concurso a nível nacional. Desta forma, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio pretende formar os seus alunos em competências de literacia da informação, tendo tido o apoio fundamental, ao nível do transporte, da autarquia de Mesão Frio.



________________________________________________________________



Conferência – Leitura do Desejo em CCB

Ler o “desejo” na obra de Camilo Castelo Branco foi o que propuseram os dois conferencistas convidados, Cândido de Oliveira Martins e Sérgio Guimarães de Sousa. E o público, constituído por professores de dois agrupamentos de escolas, ouviu-os extasiado.
Abriu a conferência o professor Nuno Paula Santos que, em nome da direção do Agrupamento, deu as boas vindas e apresentou os dois oradores.
O aluno Rafael Miranda, do 11º ano, ofereceu, ao piano, um momento musical agradável e relaxante. Vejam os registos deste momento na página da BE no facebook, em http://www.facebook.com/#!/pages/Biblioteca-Escolar-Mes%C3%A3o-Frio/378190783008.


______________________________________________________________

1 encontro, 1 escritor (feira do livro)

       A atividade “1 encontro, 1 escritor” visa, acima de tudo, promover o contacto com escritores regionais e nacionais. Continuando esse propósito há já três anos, aposta no desenvolvimento de competências de leitura na esperança de criar hábitos sólidos de leitura entre os alunos do Agrupamento.

Integradas na Feira do Livro, recebemos este mês de dezembro dois escritores: Damas da Silva e Sérgio Guimarães de Sousa.
        Quatro alunas do sexto ano de escolaridade (algumas delas monitoras da BE) voluntariaram-se para realizar algumas leituras. 


 Alunos do 6º Ano

Alunos do 5º Ano