29 de março de 2021

CDV - A desflorestação

 

Desflorestação

A desflorestação é o processo de desaparecimento completo e permanente de florestas, atualmente causado em maior parte por atividades humanas. A desflorestação traduz-se precisamente pela destruição massiva dos ecossistemas, a ritmos que atingem 1,2% do total das florestas virgens existentes, por ano, com o objetivo de obter determinados produtos (madeira, carvão vegetal, por ex.) ou áreas livres (destinadas à prática da agricultura ou urbanização), por exemplo para o homem.

As principais causas da desflorestação são: Incêndios, chuvas ácidas, ciclones, poluição, expansão agrícola e pecuária, crescimento turístico, extração de madeiras, exploração de minas e enchimento de barragens.

Todas estas causas levam à diminuição das formações vegetais no mundo e têm graves consequências para as espécies e para o Homem, tal como:

·         Erosão dos solos e desertificação;

·         Alterações climáticas devido à diminuição da perda de água do solo e dos seres vivos por transpiração;

·         Diminuição da biodiversidade;

·         Aumento do dióxido de carbono na atmosfera, pois há uma menor absorção;

·         Redução da produção de oxigénio.

Para prevenir a desflorestação deve-se criar parques e reservas naturais para impedir o corte e a danificação das árvores, reciclar papeis como revistas e jornais, promover a reflorestação e reabilitar as áreas florestais degradadas.

Portugal é muito afetado por fogos, principalmente no Verão. Assim, a nossa maior preocupação deve ser dirigida para a prevenção dos fogos e para a reflorestação das áreas ardidas.

Trabalho realizado por:

·         Ana Correia nº1

·         Carolina Fonseca nº5

·         Catarina Fonseca nº7

·         Tatiana Sobral nº19

12ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário