10 de fevereiro de 2014

“Sarau de Poesia e Peça de Teatro "A Bisca dos Mortos"

Mais uma vez, a obra de Domingos Monteiro torna a dar que falar no seio da sociedade mesãofriense, graças ao espetáculo literário organizado no passado dia 27 de Outubro de 2012, no Auditório Municipal de Mesão Frio.
O Sarau de Poesia bem como a dramatização da peça de teatro “A Bisca dos Mortos” foram o mote para dar continuidade ao projeto literário ler.com/domingosmonteiro, iniciado em 2010 pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade (BE do AEPAN), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e organizado com o apoio da autarquia mesãofriense.
O espetáculo foi todo ele dirigido e construído por alunos do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, tendo-se assistido às magníficas prestações de Catarina Nazário, Francisca Barradas, Francisco Nogueira, Ricardo Nogueira (alunos do 10º ano) e de Bruna Reis e Rita Neves (alunas do 12º ano) na declamação de poemas do escritor duriense.
Foi igualmente possível assistir à inigualável prestação dos alunos Alfredo Esteves, Ana Costa, Carlos Martins, Cristina Morais, Filipa Martins, Hugo Mansilha, Miguel Monteiro e Rúben Ferreira (alunos do 12º ano), que com a sua arte de dramatizar, deram vida à adaptação de uma obra narrativa de Domingos Monteiro, intitulada “A Bisca dos Mortos”, obra que se desenrola em dois cenários distintos: uma carruagem de um comboio da década de 40 e uma sala de estar de uma casa de família da mesma década.
À semelhança de outras obras deste autor, esta também veio a reportar toda a assistência para uma realidade diferente daquela a que estão habituados, alertando para valores sociais que parecem desaparecer atualmente.
De acordo com declarações de Isabel Ramos, Professora Bibliotecária da BE do AEPAN, aos repórteres do Rascunho, este projeto promete dar novas cartadas por mais um ano, tornando a percorrer todas as freguesias mesãofrienses, levando a obra deste autor à comunidade, envolvendo os populares na sua leitura.
Alfredo Esteves 12º A





Sem comentários:

Enviar um comentário