Sem dúvida que Portugal teve e tem inúmeros escritores cujas obras serão eternas. Um deles é Eça de Queirós, escritor português do século XIX que se veio a destacar na literatura pelos seus artigos jornalísticos de pura crítica à sociedade de então e cuja obra é um misto de narração e descrição tipicamente realista e naturalista.
Uma das suas obras, estudada pelos alunos que frequentam o 11º ano de escolaridade, é "A cidade e as serras". Esta obra relata a vida de um nobre senhor que habita em Paris e que após se ter "fartado" da Civilização, se desloca até Tormes (Santa Cruz do Douro), onde fica a viver para o resto da sua vida, casando e tendo descendência.
A leitura dessa obra pode sempre ser complementada com uma viagem ao cenário da localidade de Tormes até ao solar que a personagem do conto vem a habitar.
O aconselhável é, fazer uma viagem de comboio pela linha do Douro (partida na estação da Régua) até à estação de Tormes (Caldas de Arêgos) e a partir daí percorrer o Caminho de Jacinto (consultar informações no site da Fundação Eça de Queirós) até ao referido solar.
Para quem leu a obra, as semelhanças entre o descrito por Eça e a viagem são evidentes.
Qualquer um, no final irá proferir:
QUE BELEZA!
Caricaturas "Eça de Queirós" e "Eça de Queirós e Tormes" realizadas por Cláudia Nogueira Fernandes, aluna do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio
ALGUMAS OPINIÕES DE ALUNOS QUE EFETUARAM A VISITA DE ESTUDO
Alfredo Esteves, nº1, 11ºA - "Uma viagem exploratória em busca do mundo de Jacinto, trilhando um agreste percurso, tentando alcançar o definitivo prémio, a beleza daquela serra."
Ana Coutinho, nº2, 11ºA - "Que beleza!... Que beleza! Já dizia Eça de Queirós ao conhecer tal esplendor que a Natureza nos oferece."
Ana Costa, nº3, 11ºA - "Para além da dura e chuvosa caminhada, a visita de estudo foi uma grande aventura. Avistamos lindas paisagens, desde as margens do douro até à casa de Eça de Queirós, onde recolhemos bastantes informações sobre a obra deste original escritor."
Ana Alves, nº4, 11ºA - "O ouvir dos pássaros, de cães das quintas por onde passávamos, o odor das serras, a cor esverdeada de vegetação e o convívio superava todo o cansaço que carregávamos durante a viagem. Quando chegámos a ver toda aquela beleza dos jardins e ver "toda" a casa, fez com que todo o esforço valesse a pena."
Carlos Martins, nº5, 11ºA - "Paisagens deslumbrantes, convivência, natureza, diversão, antiguidade... tudo isto contribuiu para que se realizasse uma bela visita de estudo."
Carolina Marques, nº6, 11ºA - "A visita de estudo a Tormes foi bastante produtiva apesar das condições atmosféricas, na medida em que permitiu que vivenciássemos as experiências que o próprio Jacinto experimentou, melhorando a nossa perspetiva perante a leitura do romance."
Celina Fernandes, nº7, 11ºA - "O livro "A cidade e as serras" é uma descrição pura daquilo que vimos, desde a frescura das serras até à beleza da casa. Pode dizer-se que foi uma visita muito enriquecedora, na medida em que nos permitiu verificar quão bom é Eça de Queirós."
Cláudia Fernandes, nº8, 11ºA - "Apesar da chuva, ora miudinha, ora pesada, a caminhada decorreu bem embora arduamente, vizualizando-se pormenores relevantes e excelentemente descritos na obra "A cidade e as serras, tal como uma fotografia. A visita à casa foi enriquecedora, melhorando o nosso conhecimento, tanto em relação ao autor como à obra."
Cristina Morais, nº9, 11ºA - "A caminhada foi dura, especialmente devido ao clima, mas apesar de tudo, foi muito interessante."
Filipa Martins, nº10, 11ºA - "Enquanto caminhava pelo percurso do Jacinto, ouvi, vi e senti o que Jacinto sentiu, o deslumbramento que aquelas terras verdejantes lavadas pela chuva provocam e percebi o motivo pelo qual Jacinto se apaixonou pela serra."
Hugo Mansilha, nº11, 11ºA - "Foi deslumbrante, foi como se estivéssemos a representar a personagem Jacinto e a casa é muito linda."
Joana Lima, nº12, 11ºA - "Permitiu-nos viver um pouco a aventura de Jacinto em Tormes contribuindo, assim, para uma melhor compreensão da obra."
Miguel Monteiro, nº13, 11ºA - "Nem a chuva miudinha que corria pelas nossas faces, conseguiu tirar o prazer da inquietante subida pelo velho caminho percorrido por Jacinto."
Rita Silva, nº14, 11ºA - "Ao percorrer o trajeto que Jacinto fez, foi possível reviver toda a beleza descrita no livro, de uma forma muito mais realista. Apesar de as condições climáticas não serem as melhores, todo o esforço feito durante a caminhada valeu a pena."
Rúben Ferreira, nº15, 11ºA - "Em relação à vista de estudo é de frisar sobretudo, o convívio e a viagem de regresso."
Sara Nogueira, nº16, 11ºA - "Um ponto forte da visita foi o grande percurso que Jacinto fez, no qual nós todos juntos o repetimos, embora debaixo de uma terrível chuva. Ao admirarmos a paisagem e ao contemplarmos a casa se tornou mais valioso. A conclusão é que todos os obstáculos ultrapassados foram precisos para que o esforço fosse recompensado."
Sónia Ribeiro, nº17, 11ºA - "Eu gostei da visita de estudo a Tormes, apesar de muita chuva e frio. Gostei muito da viagem de comboio: pode ver-se boas paisagens e já no percurso para a casa do escritor foi divertida e a interação com as pessoas igualmente."
Sem comentários:
Enviar um comentário