1 de novembro de 2010

Tertúlia "Domingos Monteiro"











A tarde de 3 de Novembro foi dedicada a uma tertúlia em homenagem a Domingos Monteiro. O escritor duriense nascido na freguesia de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, foi "ressuscitado" na mente dos alunos e dos professores da EB 2,3/S Professor António da Natividade, através da dita tertúlia e de um projecto financiado pela fundação Calouste Gulbenkian intitulado Ler.com/domingosmonteiro (em breve com blogue próprio).
Nessa tertúlia foi apresentado o documentário acerca da vida deste vulto da cultura duriense e através da voz de vários interlocutores foi lançado o "bichinho" da leitura entre os alunos. Para além de tudo isto, ainda foi convidado o Prof. Dr. José Valle de Figueiredo (historiador e ensaísta) e o escritor César Luís de Carvalho, que orientaram os presentes para uma melhor abordagem da obra do escritor.

2 comentários:

  1. Acho que este tipo de actividades devem ser repetidas.
    Acerca desta, a minha opinião é a de um leitor da obra do escritor em questão, visto que se trata de um autor óptimo para a juventude e para outras classes etárias.
    Aconselho-o!!!

    ResponderEliminar
  2. Como antigo aluno e frequentador habitual da biblioteca desta magnifica escola, já a muito tempo que queria escrever algo, mas por falta de tempo não tenho podido escrever!

    Participei em várias actividades da biblioteca e cada vez vejo mais a surgirem por trás desta grande equipa que constitui a biblioteca da MINHA escola. Este tipo de iniciativas serve acima de tudo para dar a conhecer aos alunos a importância, para além da leitura e da escrita, da nossa região e em especial deste pequeno Concelho escondido por entre os altos montes do Marão e pelas videiras carregadas de uvas na altura das vindimas. Alguns alunos pensam estas iniciativas não servem para nada, mas servem, pois um dia mais tarde de alguma conversa de café pode surgir o nome de uma ou de outra pessoa que passou pela nossa biblioteca e ai poderemos falar sobre ela.

    Desde já os meus parabéns a todos aqueles que participam neste projecto que é a biblioteca da escola de Mesão Frio.

    Cumprimentos,
    João Nascimento

    ResponderEliminar