17 de julho de 2014

ÚLTIMAS AQUISIÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 1º e 2º ciclos

1º ANO
António Torrado
O Coelhinho Branco
Vamos Contar um Segredo e outra História
12
1
BE CE
BE CE
Eugénio de Andrade
Aquela Nuvem e outras                                (escolher 8 poemas)
12
2
BE CE
BE AEMF

2º ANO
Adolfo Coelho
“História da Carochinha”, “O rabo do Gato”; “O Pinto Borrachudo”, “O Príncipe com Orelhas de Burro” in Contos Populares Portugueses
1
BE CE
Manuel António Pina
“A revolução das Letras”; “O têpluquê”; “Gigões e anantes” in O Têpluquê
12
BE CE
3º ANO
Luísa Dacosta
Robertices
1
BE CE
4º ANO
Luísa Dacosta
História com Recadinho
12
BE CE
5º ANO
Sophia de M. B. Andresen
O Rapaz de Bronze
4
13
BE CE
BE AEMF
Esopo
Fábulas de Esopo                                             (escolher 6 fábulas)
1
BE AEMF
6ºANO
Maria Alberta Menéres
Ulisses
12
BE AEMF

Formação BIG6/SUPER3


25 de fevereiro de 2014

PORTAL ENSINA http://ensina.rtp.pt/

Neste portal, podem aceder a uma série de documentários «Grandes Livros», produzida pela Companhia de Ideias em 2009 e que nos trazem alguns dos grandes clássicos da literatura portuguesa. 


Com cerca de 50 minutos cada, dizem respeito às seguintes obras:
  • “Lusíadas” de Luís de Camões
  • “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco
  • “Sermão de Stº. António aos Peixes” de padre António Vieira
  • “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente
  • “Os Maias” de Eça de Queirós
  • “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto
  • “As Pupilas do Senhor Reitor” de Júlio Dinis,
  • “O Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa
  • “Viagens na Minha Terra” de Almeida Garrett
  • O Livro de Cesário Verde
  • “Memorial do Convento”, de José Saramago
  • “Mau Tempo no Canal” de Vitorino Nemésio.
Com exceção das duas últimas obras, todos os outros títulos estão disponíveis gratuitamente em formato e-book, acessíveis em:

BOAS LEITURAS !

10 de fevereiro de 2014

Feira do Livro

No dia 25 de maio, fomos visitar a feira do livro organizada pelo município de Mesão Frio.
Esta feira ocorreu no largo do Pelourinho. Todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de a visitarem acompanhados dos respetivos professores de Língua Portuguesa.
Como fomos avisados com antecedência pela professora todos pedimos dinheiro aos nossos pais e podemos comprar livros de acordo com as nossas possibilidades e gostos.
A Professora Isabel Ramos e a Raquel contaram-nos duas belíssimas histórias que ouvimos sentados nos pufes que estavam á disposição no centro da feira. Também vimos um teatro de fantoches encenado pela professora Bibliotecária com a participação de alguns alunos.
Divertimo-nos muito, convivemos com outros alunos, partilhamos histórias, rimos com o teatro de fantoches e fantasiamos com as histórias que ouvimos…
Gostamos muito e tivemos pena de ter que voltar para a escola. Esperamos que no próximo ano possamos voltar.
Alunos do 5ºA






D. Júlia, a Lutadora

C.J. - Trabalhar numa escola era o que pretendia fazer quando era jovem?
D. Júlia - Quando era jovem, o meu sonho era ser professora primária.
Fiz o 12º ano e tentei entrar na universidade mas não consegui. Tive pena de não ter conseguido atingir o meu sonho, mas hoje sinto-me realizada com o meu trabalho.
C.J. - Há quantos anos trabalha nesta escola?
D. Júlia - Trabalhei durante 13 anos na residência de estudantes. Como fechou, fui transferida para esta escola. Estou cá a trabalhar há 6 anos.
C.J. - Gosta do trabalho que realiza aqui?
D. Júlia - Gosto muito do meu trabalho, embora me sinta um pouco desmotivada. Os alunos de hoje não querem aprender, não se esforçam para obter bons resultados e não respeitam ninguém.
C.J. - Como se relaciona com os alunos na Biblioteca? Já teve algum problema digno de registo?
D. Júlia - Relaciono-me bem com todos os alunos, tentando sempre ajudá-los e aconselhá-los nas mais diversas situações.
Já tivemos alguns problemas, pois há sempre alunos que não obedecem às nossas ordens. A Biblioteca é um espaço multifuncional e é necessário que todos se respeitem uns aos outros. Esses alunos são ouvidos pela direção da escola, depois de receberem o nosso relatório dos factos.
C.J. - Sabemos que sofreu de cancro e que conseguiu lidar bem com o problema. O que foi para si mais difícil durante todo o processo da doença?
D. Júlia - Quando surge uma doença desta gravidade, é errado pensarmos que vamos morrer. Quando recebi a notícia foi um choque, mas tentei logo enfrentar a situação. Procurei saber mais sobre a doença e sobre as probabilidades de cura. Passamos por muitas fases todas elas muito difíceis, mas o mais difícil, para além dos tratamentos, que são muito dolorosos, foi ver o sofrimento da minha família.
C.J. - Encara agora a vida de maneira diferente do que antes da doença?
D. Júlia - Encaro a vida como uma segunda oportunidade que Deus me deu. Tenho, portanto, que aproveitar as coisas boas que a vida me dá. Agora sei que não vale a pena preocuparmo-nos antes do tempo, pois é tempo perdido.
C.J. - Como se sente alguém que venceu um cancro?
D. Júlia - Ainda faltam dois anos para poder dizer que venci o cancro, mas já me sinto uma vencedora. Sou uma vencedora como muitas outras que se encontram por este mundo for. Foi uma fase má da minha vida que passou.
C.J. - Gostava de deixar algum conselho aos leitores do nosso jornal?
D. Júlia - Aos leitores deste jornal gostaria de dizer que devemos dar valor a todas as oportunidades que a vida nos dá. Sejam elas boas ou más, todas elas nos ensinam algo e é essa aprendizagem que nos vai ensinar a seguir o nosso caminho.
Nada acontece por acaso, por isso todas as adversidades da vida servem para nos tornarmos pessoas melhores. Sejam felizes!
Clube de Jornalismo


O Abecedário sem juízo

A é a Alexandra, que é uma grande malandra.
B é a Beatriz, que tira macacos do nariz.
C é o Cristiano, que passeia todo o ano.
D é a Daniela, sentada numa panela.
E é o Eduardo, que tem medo do leopardo.
F é o Filipe, que está com uma grande gripe.
G é o Gonçalo, que tem crista igual ao galo.
H é o Henrique, que é muito chique.
I é a Inês, a dançar com um chinês.
J é o João, que é muito comilão.
K é Kevin, come tudo até ao fim.
L é o Luís,  tira macacos do nariz.
M é o Micael,  tem um irmão chamado Miguel.
N é a Nádia, que é prima da Flávia.
O é o Octávio, que é um aluno sábio.
P é o Pedro, está sentado num penedo.
Q é o Quim, a espreguiçar-se no jardim.
R é o Rodrigo, quando corre é um perigo.
S é a Sofia, que é uma linda guia.
T é a Tatiana,  está todo dia na cama.
U é o Ulisses, só queria que o visses.
V é a Vanessa, que está sempre com muita pressa.
W é o Wuxu, que gosta de comer xuxu.
X é o Xavier, que tem cara de mulher.
Y é o Yuri, que se cortou com o bisturi.
Z é o Zé, que parece um chimpanzé.

   3º Ano    Turma E         novembro 2012     ( Hora do conto)