
31 de julho de 2014
17 de julho de 2014
ÚLTIMAS AQUISIÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 1º e 2º ciclos
1º ANO
|
António
Torrado
|
O
Coelhinho Branco
Vamos
Contar um Segredo e outra História
|
12
1
|
BE CE
BE CE
|
|
Eugénio
de Andrade
|
Aquela
Nuvem e outras (escolher 8 poemas)
|
12
2
|
BE CE
BE AEMF
|
2º ANO
|
Adolfo
Coelho
|
“História
da Carochinha”, “O rabo do Gato”; “O Pinto Borrachudo”, “O Príncipe com
Orelhas de Burro” in Contos Populares
Portugueses
|
1
|
BE CE
|
|
Manuel
António Pina
|
“A
revolução das Letras”; “O têpluquê”; “Gigões e anantes” in O Têpluquê
|
12
|
BE CE
|
3º ANO
|
Luísa Dacosta
|
Robertices
|
1
|
BE CE
|
4º ANO
|
Luísa Dacosta
|
História
com Recadinho
|
12
|
BE CE
|
5º ANO
|
Sophia de
M. B. Andresen
|
O Rapaz
de Bronze
|
4
13
|
BE CE
BE AEMF
|
|
Esopo
|
Fábulas
de Esopo (escolher 6 fábulas)
|
1
|
BE AEMF
|
6ºANO
|
Maria
Alberta Menéres
|
Ulisses
|
12
|
BE AEMF
|
22 de abril de 2014
Regulamento do CNL (fase distrital) que decorrerá em Mondim de Basto no dia 7 de maio.
Regulamento do Concurso Nacional de Leitura, fase distrital.
Caros professores e alunos
É necessário estar atento às especificidades de cada prova. Deixo-vos o regulamento.
A PB,
Isabel Ramos
Caros professores e alunos
É necessário estar atento às especificidades de cada prova. Deixo-vos o regulamento.
A PB,
Isabel Ramos
25 de fevereiro de 2014
PORTAL ENSINA http://ensina.rtp.pt/
Neste portal, podem aceder a uma série de documentários «Grandes Livros», produzida pela Companhia de Ideias em 2009 e que nos trazem alguns dos grandes clássicos da literatura portuguesa.
Com cerca de 50 minutos cada, dizem respeito às seguintes obras:
- “Lusíadas” de Luís de Camões
- “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco
- “Sermão de Stº. António aos Peixes” de padre António Vieira
- “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente
- “Os Maias” de Eça de Queirós
- “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto
- “As Pupilas do Senhor Reitor” de Júlio Dinis,
- “O Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa
- “Viagens na Minha Terra” de Almeida Garrett
- O Livro de Cesário Verde
- “Memorial do Convento”, de José Saramago
- “Mau Tempo no Canal” de Vitorino Nemésio.
Com exceção das duas últimas obras, todos os outros títulos estão disponíveis gratuitamente em formato e-book, acessíveis em:
BOAS LEITURAS !
11 de fevereiro de 2014
Semana da Internet Mais Segura
Semana da Internet Mais Segura: sugestões de atividades e recursos de apoio Participem.
http://www.seguranet.pt/
10 de fevereiro de 2014
Feira do Livro
No dia 25 de maio, fomos visitar a feira do livro organizada pelo município de Mesão Frio.
Esta feira ocorreu no largo do Pelourinho. Todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de a visitarem acompanhados dos respetivos professores de Língua Portuguesa.
Como fomos avisados com antecedência pela professora todos pedimos dinheiro aos nossos pais e podemos comprar livros de acordo com as nossas possibilidades e gostos.
A Professora Isabel Ramos e a Raquel contaram-nos duas belíssimas histórias que ouvimos sentados nos pufes que estavam á disposição no centro da feira. Também vimos um teatro de fantoches encenado pela professora Bibliotecária com a participação de alguns alunos.
Divertimo-nos muito, convivemos com outros alunos, partilhamos histórias, rimos com o teatro de fantoches e fantasiamos com as histórias que ouvimos…
Gostamos muito e tivemos pena de ter que voltar para a escola. Esperamos que no próximo ano possamos voltar.
Alunos do 5ºA
D. Júlia, a Lutadora
C.J. - Trabalhar numa escola era o que pretendia fazer quando era jovem?
D. Júlia - Quando era jovem, o meu sonho era ser professora primária.
Fiz o 12º ano e tentei entrar na universidade mas não consegui. Tive pena de não ter conseguido atingir o meu sonho, mas hoje sinto-me realizada com o meu trabalho.
C.J. - Há quantos anos trabalha nesta escola?
D. Júlia - Trabalhei durante 13 anos na residência de estudantes. Como fechou, fui transferida para esta escola. Estou cá a trabalhar há 6 anos.
C.J. - Gosta do trabalho que realiza aqui?
D. Júlia - Gosto muito do meu trabalho, embora me sinta um pouco desmotivada. Os alunos de hoje não querem aprender, não se esforçam para obter bons resultados e não respeitam ninguém.
C.J. - Como se relaciona com os alunos na Biblioteca? Já teve algum problema digno de registo?
D. Júlia - Relaciono-me bem com todos os alunos, tentando sempre ajudá-los e aconselhá-los nas mais diversas situações.
Já tivemos alguns problemas, pois há sempre alunos que não obedecem às nossas ordens. A Biblioteca é um espaço multifuncional e é necessário que todos se respeitem uns aos outros. Esses alunos são ouvidos pela direção da escola, depois de receberem o nosso relatório dos factos.
C.J. - Sabemos que sofreu de cancro e que conseguiu lidar bem com o problema. O que foi para si mais difícil durante todo o processo da doença?
D. Júlia - Quando surge uma doença desta gravidade, é errado pensarmos que vamos morrer. Quando recebi a notícia foi um choque, mas tentei logo enfrentar a situação. Procurei saber mais sobre a doença e sobre as probabilidades de cura. Passamos por muitas fases todas elas muito difíceis, mas o mais difícil, para além dos tratamentos, que são muito dolorosos, foi ver o sofrimento da minha família.
C.J. - Encara agora a vida de maneira diferente do que antes da doença?
D. Júlia - Encaro a vida como uma segunda oportunidade que Deus me deu. Tenho, portanto, que aproveitar as coisas boas que a vida me dá. Agora sei que não vale a pena preocuparmo-nos antes do tempo, pois é tempo perdido.
C.J. - Como se sente alguém que venceu um cancro?
D. Júlia - Ainda faltam dois anos para poder dizer que venci o cancro, mas já me sinto uma vencedora. Sou uma vencedora como muitas outras que se encontram por este mundo for. Foi uma fase má da minha vida que passou.
C.J. - Gostava de deixar algum conselho aos leitores do nosso jornal?
D. Júlia - Aos leitores deste jornal gostaria de dizer que devemos dar valor a todas as oportunidades que a vida nos dá. Sejam elas boas ou más, todas elas nos ensinam algo e é essa aprendizagem que nos vai ensinar a seguir o nosso caminho.
Nada acontece por acaso, por isso todas as adversidades da vida servem para nos tornarmos pessoas melhores. Sejam felizes!
Clube de Jornalismo
O Abecedário sem juízo
A é a Alexandra, que é uma grande malandra.
B é a Beatriz, que tira macacos do nariz.
C é o Cristiano, que passeia todo o ano.
D é a Daniela, sentada numa panela.
E é o Eduardo, que tem medo do leopardo.
F é o Filipe, que está com uma grande gripe.
G é o Gonçalo, que tem crista igual ao galo.
H é o Henrique, que é muito chique.
I é a Inês, a dançar com um chinês.
J é o João, que é muito comilão.
K é Kevin, come tudo até ao fim.
L é o Luís, tira macacos do nariz.
M é o Micael, tem um irmão chamado Miguel.
N é a Nádia, que é prima da Flávia.
O é o Octávio, que é um aluno sábio.
P é o Pedro, está sentado num penedo.
Q é o Quim, a espreguiçar-se no jardim.
R é o Rodrigo, quando corre é um perigo.
S é a Sofia, que é uma linda guia.
T é a Tatiana, está todo dia na cama.
U é o Ulisses, só queria que o visses.
V é a Vanessa, que está sempre com muita pressa.
W é o Wuxu, que gosta de comer xuxu.
X é o Xavier, que tem cara de mulher.
Y é o Yuri, que se cortou com o bisturi.
Z é o Zé, que parece um chimpanzé.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







