10 de fevereiro de 2014

“Sarau de Poesia e Peça de Teatro "A Bisca dos Mortos"

Mais uma vez, a obra de Domingos Monteiro torna a dar que falar no seio da sociedade mesãofriense, graças ao espetáculo literário organizado no passado dia 27 de Outubro de 2012, no Auditório Municipal de Mesão Frio.
O Sarau de Poesia bem como a dramatização da peça de teatro “A Bisca dos Mortos” foram o mote para dar continuidade ao projeto literário ler.com/domingosmonteiro, iniciado em 2010 pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade (BE do AEPAN), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e organizado com o apoio da autarquia mesãofriense.
O espetáculo foi todo ele dirigido e construído por alunos do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, tendo-se assistido às magníficas prestações de Catarina Nazário, Francisca Barradas, Francisco Nogueira, Ricardo Nogueira (alunos do 10º ano) e de Bruna Reis e Rita Neves (alunas do 12º ano) na declamação de poemas do escritor duriense.
Foi igualmente possível assistir à inigualável prestação dos alunos Alfredo Esteves, Ana Costa, Carlos Martins, Cristina Morais, Filipa Martins, Hugo Mansilha, Miguel Monteiro e Rúben Ferreira (alunos do 12º ano), que com a sua arte de dramatizar, deram vida à adaptação de uma obra narrativa de Domingos Monteiro, intitulada “A Bisca dos Mortos”, obra que se desenrola em dois cenários distintos: uma carruagem de um comboio da década de 40 e uma sala de estar de uma casa de família da mesma década.
À semelhança de outras obras deste autor, esta também veio a reportar toda a assistência para uma realidade diferente daquela a que estão habituados, alertando para valores sociais que parecem desaparecer atualmente.
De acordo com declarações de Isabel Ramos, Professora Bibliotecária da BE do AEPAN, aos repórteres do Rascunho, este projeto promete dar novas cartadas por mais um ano, tornando a percorrer todas as freguesias mesãofrienses, levando a obra deste autor à comunidade, envolvendo os populares na sua leitura.
Alfredo Esteves 12º A





A importância/ perigos das redes sociais na Internet

Na atualidade, as redes sociais da Internet têm uma grande importância para a comunidade, dado que um grande número de pessoas tem uma página no Facebook, no Hi5 ou no Twitter.
  As redes sociais são muito divertidas e deixam as pessoas bem à vontade para conversar com outras, podem ainda colocar fotos e comentários sobre o dia, para que outras pessoas vejam e comentem o que se escreve. Através destas pode-se, ainda, lançar carreira, divulgar currículos, pedir referências pessoais, oportunidade de emprego, encontro de velhos amigos e colegas, receber propostas de negócios e seleção de especialistas.
  Há riscos e alguns cuidados que devem ser tomados para não cair em montagens/ ciladas, quer sejam jovens, crianças e até mesmo adultos: não devem nunca expor os seus dados pessoais ou alguma outra informação que os levem a ter insegurança e falta de proteção. As redes sociais são um perigo, pois ao partilharem informações pessoais, há gente maldosa que se aproxima de tal forma até podem marcar encontros reais que, por vezes levam a desfechos menos desejáveis, por exemplo, rapto ou violação. Por isso, é preciso ter muito cuidado com a informação que se coloca nestas redes, assim como  não se deve aceitar pedidos de amizade de pessoas desconhecidas.
  A partir do momento em que os “amigos” sejam insistentes, queiram informações pessoais ou confidenciais, não se deve responder, ou quando há ameaças deve-se  de imediato comunicar aos pais, ou então desistir dessa página.
  Em conclusão, as redes sociais apresentam duas vertentes, há perigos a evitar e há vantagens que se devem aproveitar em benefício próprio, quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional.

Maria Alice Teixeira 11º A


9 de fevereiro de 2014

Atualização do blogue :)

Queridos leitores
O nosso blogue esteve inativo durante um ano, sensivelmente. A causa, um vírus estranho que nos impedia a administração mas que nos possibilitava, para nosso desespero, continuar a vê-lo online por instantes. EUREKA, conseguimos recuperá-lo, agora que nos preparávamos para lançar um blogue novo. Durante este mês, atualizá-lo-emos com as notícias mais significativas. Depois, tudo seguirá o seu curso normal.
A Biblioteca

24 de janeiro de 2013

FESTIVAL DE CONTOS - 8 de fevereiro de 2013

Mais uma vez, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade irá organizar no próximo dia 8 de fevereiro, o FESTIVAL DE CONTOS.

A participação em tal evento está aberta a todos os alunos, docentes, assistentes operacionais e restante comunidade desde que seja preenchida uma Ficha de Inscrição disponível nas instalações das Bibliotecas Escolares da escola sede e do Centro Escolar de Mesão Frio.


Todos os concorrentes inscritos terão de ser presentes a um júri na fase de Castings a decorrer nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no Auditório da escola sede e após seleção nessa fase, estarão habilitados a concorrer na gala de dia 8 de fevereiro.



23 de dezembro de 2012

Desejamos a todos um Feliz Natal
e um Ano Novo pleno de sucesso!

Elaborado pelos alunos do 3ºF
 
Querem fazer um Pai Natal como este?! Sigam os três passos


12 de novembro de 2012

Hora do conto - Centro Escolar - 3ºF

Poemas da mentira e da verdade de Luísa Ducla Soares

Tudo ao contrário

O menino do contra
queria tudo ao contrário;
deitava os fatos na cama
e dormia no armário.

Das cascas dos ovos
fazia uma omelete;
para tomar banho
usava a retrete.
                      (...)

Tudo certinho (produzido pelos alunos do 3ºF)

O menino atinadinho
queria tudo direitinho;
levava os livros na sacola
e lá ia para a escola.

À biblioteca ia ler
Poemas, contos e histórias;
gostava muito de aprender
e ficar com as memórias.

A lenda do idoso, pelo 3ºF

Os alunos do 3º F do Centro Escolar de Mesão Frio fizeram uma recolha de Lendas e a mais votada foi a Lenda do idoso. Vejam como é bonita!!!!

A LENDA DO IDOSO
No tempo do bisavô do meu tetravô havia uma tradição que dizia que, quando um senhor ficava velho de mais para trabalhar, os filhos levavam-no às costas pela serra acima. Deixavam-no lá abandonado para falecer longe de casa e da família.
Certo dia, um homem levava o seu velho pai às costas, subindo a serra, para o largar. Quando chegou ao alto, deitou o pai e, com pena, tapou-o com uma manta que levava, despedindo-se e afastando-se, a pé. De repente, o pai chamou-o. O filho voltou para junto dele. Então, rasgando a manta ao meio, o triste e resignado velhinho disse-lhe:
- Toma, filho, só preciso de metade. - Mas... pai, assim vai ter frio! Fique com a manta inteira.
- Não, filho, leva esta metade; chega-me meia. Guarda a outra parte para quando os teus filhos te vierem cá abandonar.
O filho pegou na metade da capa e desceu a serra, angustiado. Sentou-se e pensou : " O meu pai tem razão: quando eu tiver a idade dele, os meus filhos também me abandonarão na serra e, acima de tudo, ele é meu pai." Arrependido, voltou a subir a serra, pôs o pai às costas e levou-o de novo para casa.
A partir desse dia, nunca mais nenhum filho abandonou o seu pai na serra e foi proibida aquela absurda tradição por todas as terras do mundo.

     

11 de novembro de 2012

Sarau de Poesia e "A Bisca dos Mortos"

O projeto literário "ler.com/domingosmonteiro" continua a surpreender tudo e todos. Iniciado em 2010 pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio (BE do AEMF), com o objetivo de divulgar e incentivar para a leitura da obra de Domingos Monteiro, este projeto promete, por mais um ano consecutivo levar pela voz dos magnífico alunos-contadores algumas das narrativas e poesias deste marco cultural mesãofriense até às freguesias de Mesão Frio.
De forma a começar esta nova etapa em grande, a BE do AEMF organizou no passado dia 27 de outubro, pelas 21:30, no Auditório Municipal de Mesão Frio, um Sarau de Poesia e a dramatização de uma peça de teatro intitulada "A Bisca dos Mortos", onde obras deste autor figuraram pela noite fora.
A declamação dos poemas estive a cargo de Catarina Nazário, Francisca Barradas, Francisco Nogueira e Ricardo Nogueira (alunos do 10ºA) bem como Rita Neves e Bruna Reis (alunas do 12ºB) que com sentimento espalharam a alma da poesia pela assistência.
A dramatização da peça de teatro "A Bisca dos Mortos", uma adaptação da narrativa do mesmo nome, foi levada a cabo por Alfredo Esteves, Miguel Monteiro, Rúben Ferreira, Filipa Martins, Cristina Morais, Ana Costa, Carlos Martins e Hugo Mansilha (alunos do 12ºA) mas também Octávio Carvalho (aluno do 11ºA). A ação da peça desenrola-se em dois cenários distintos: num comboio da década de 40 e numa sala de uma família igualmente da mesma década. O argumento, esse inóspito, criou uma grande azáfama no público tendo este dado uma grande assistência aos atores em palco.
Como já foi mencionado, este projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e realizado com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Munícipio de Mesão Frio, irá percorrer por mais um ano as freguesias mesãofrienses levando às poesias magníficos textos de Domingos Monteiro.










 

5 de novembro de 2012

LIVROS METAS - 3º ciclo

Publicamos aqui os livros enumerados nas Metas de Português existentes nas BE's do agrupamento - 3º ciclo