25 de fevereiro de 2011

Ateliê de Escrita e Formação

A tarde do dia 23 de Fevereiro de 2011 foi totalmente dedicada à Língua Portuguesa e à escrita.
Na presença do formador do Ministério da Educação José Villas-Boas, os alunos das turmas de 8º ano e os professores de Língua Portuguesa e Português ouviram indicações para um melhor processo de escrita e, posteriormente, numa oficina de escrita, deram utilidade aos conselhos adquiridos.


Esta actividade demonstra um grande desejo para uma boa formação dos alunos.

"1 Encontro, 1 Escritor"

Por mais uma vez consecutiva, o escritor infanto-juvenil César Luís de Carvalho, presenteou-nos com a sua visita.
Desta vez, não para apresentar nenhuma das suas obras, mas sim para admirar as pinturas realizadas pelos alunos do 7º ano, baseadas na obra "A Greve dos Lápis-de-Cor", do referido autor.
Numa sessão, decorrida a 16 de Fevereiro, estiveram presentes os alunos das turmas de 7º ano, que anteriormente tinham lido a obra, os quais interagiram com o escritor de forma divertida e educativa.
E assim mais uma vez, a BE/CRE de Mesão Frio aposta na literatura, formando os alunos para a mesma.

8 de fevereiro de 2011

"1 Encontro, 1 Escritor"

No passado dia 11 de Fevereiro do presente ano, dirigiu-se até ao Auditório da Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade, o escritor José Leon Machado.
O escritor de literatura infanto-juvenil dedicou uma sessão de apresentação da sua obra "A Bruxa e o Caldeirão" aos alunos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Barqueiros, os quais acompanhados pelos seus docentes, foram ao longo da dita secção, colocando questões ao escritor acerca da sua obra, da ligação da mesma com a sua vida e os factos que o inspiraram a escrever sobre o sobre natural.
Segundo opiniões dos alunos, esta foi uma actividade divertida que gostavam de repetir.
É ainda de referir que alguns dos alunos presentes na sessão elaboraram pinturas sobre a obra, as quais estarão disponíveis em breve nesta mensagem.

7 de fevereiro de 2011

Documentário "Douro nos Caminhos da Literatura"

A partir do dia 6 de Fevereiro de 2011, a RTPN irá transmitir por volta da 20:00h, 8 documentários dedicados a escritores durienses, sendo retratada a sua biografia e interacção com o meio duriense.
Os escritores, cujas biografias serão abordadas serão Miguel Torga (Sabrosa), Domingos Monteiro (Mesão Frio), João de Araújo Correia (Peso da Régua), Pina de Morais (Lamego), Aquilino Ribeiro (Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço), Trindade Coelho (Mogadouro) e Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta).
Cabe-nos a nós, BE/CRE de Mesão Frio, a divulgação de tal tema, pois compete-nos a nós a divulgação da vida e obra de Domingos Monteiro...